HARPA CRISTÃ

February 1, 2018 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed


Short Description

Download HARPA CRISTÃ...

Description

UM

ESTUDO

SOBRE A

HARPA CRISTÃ PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE PATRIMÔNIO ESPIRITUAL DA CRISTANDADE

HARPA CRISTÃ A Harpa Cristã Evangélica é o maior acervo mundial de canções em um único livro. A presença da Harpa Cristã na igreja é tão importante, que todo Cristão deve conhecer quais os benefícios e a importância deste hinário na igreja. Oficialmente, a Harpa Cristã é composta por 640 hinos dos mais variados temas. A maioria dos composições é brasileira, mas existem diversos hinos compostos por autores estrangeiros. Algumas editoras incluem no final da Harpa Cristã, uma sessão especial chamada “Sessão de Corinhos”. Os “Corinhos” são pequenas canções que fizeram sucesso dentro da igreja. São hinos cantados nos quatro cantos do país. Geralmente são pequenos e rápidos, e são cantados nos intervalos do culto.

O PROJETO DA HARPA CRISTÃ Nos primeiros anos de fundação (1911), a Igreja Evangélica Pentecostal Assembléia de Deus utilizava em seus cultos o hinário “Hinos e Salmos”, que também era utilizado por outras igrejas evangélicas históricas. Mas em virtude de nossas particularidades doutrinárias, os pioneiros sentiram necessidade de criar um hinário que enfocasse as doutrinas pentecostais. Em 1921 a Assembléias de Deus no Pará lançou o “Cantor Pentecostal”. Um ano depois foi lançada em Recife – PE, a primeira edição da Harpa Cristã. Em 1929 formou-se o primeiro hinário musicado publicado pelo missionário sueco Samuel Nystrom e pelo Pastor Julião da Silva. Em 1932 foi editado no Rio de Janeiro primeiro livro de música “Harpa Cristã”. Com o passar dos anos, a igreja foi crescendo, e a necessidade de um hinário mais completo e organizado se fez necessário. Em 1941, uma comissão de doutores pastores apresentou a primeira impressão da primeira Harpa Cristã com letra e música. A partir de então, tornou-se o hinário oficial das Assembléias de Deus Seus hinos fazem parte da igreja, e as músicas resistem firme, ao novo tempo da modernidade. A Harpa Cristã propiciou a criação de Bandas e Orquestras em diversos templos das Assembléias de Deus, o que tornou a igreja referencia nacional em estudos de música.

PATRIMONIO CULTURAL A Harpa Cristã é um bem da humanidade, seguramente, um dos mais belos hinários existentes em todo mundo. Como vimos, sua história vem de longas datas e sua música reflete as várias tendências culturais do homem. Porém, sua marca principal é a manifestação da genuína mensagem do Cristianismo. Mesmo assim, existe nela um lado humano voltado para expressar o sentimento e as criações humanas, certo que (...)

Os mais belos hinos e poesias

foram escritos em tribulação. E, do céu, as lindas melodias se ouviram na escuridão Entronizar a DEUS nos corações de milhares de cantores, levar o homem a uma comunhão com o ALTISSIMO, embalando-lhe a alma, e conscientizá-lo de que através do louvor DEUS se move, isso constitui uma das principais funções da Harpa Cristã.

Sua música é popular, portanto, simples; sua mensagem é transformadora, portanto, penetrante; sua melodia suave, portanto, encantadora; sua origem divina, portanto, inspirada; seu alvo, o coração, portanto humana e seu destino céu, portanto DEUS. A Harpa Cristã é cantada por milhões de pessoas e nunca perde seu posto. É preciso difundi-la mais, aproximando a mais daqueles que se deleitam com suas letras e melodias.

O ABANDONO Por décadas, se reconhecia um Crente a caminho da igreja portando uma Bíblia Sagrada e uma Harpa Cristã. No entanto, a partir dos anos 90, a Harpa Cristã começou a cair em desuso. O motivo: as canções e os métodos de toque estavam defasados e fora do padrão moderno. O surgimento de músicos e cantores do Gospel Moderno, e o baixo nível de conhecimento dos músicos fizeram com que a Harpa Cristã fosse deixada de lado em alguns cultos denominacionais. Algumas editoras perceberam a queda da Harpa, e passaram a efetuar estudos aprofundados com o intuito de criar novos métodos. Foi nessa época que a CPAD ( Casa Publicadora das Assembléias de Deus) teve um importante papel. A CPAD assumiu a responsabilidade pelo hinário, registrou as patentes e lançou novos estilos. Embora a Harpa Cristã tenha sobrevivido à crise dos anos 90, outra crise aflige o hinário. A modernização das Assembléias de Deus ( não autorizada pela CGADB) e o surgimento das igrejas neopentecostais têm colaborado para o desmerecimento da Harpa Cristã. Grande parte dos jovens também não conhece o respeitável e maravilhoso trabalho que é a Harpa Cristã.

A DIVISÃO DA HARPA CRISTÃ A Harpa Cristã é dividida em 640 hinos + corinhos + índice de estrofes + índice de estribilhos + índice de autores. Essa divisão visa facilitar que os hinos sejam encontrados facilmente pelo cantor durante os cultos. É possível localizar um hino pelo seu numero (1,2,3...), pela primeira linha da estrofe (índice de estrofes), pela primeira linha da estrofe repetida (índice de estribilhos) ou pelo compositor (índice de compositores). A forma como as canções são entoadas variam muito de igreja para igreja. Em algumas, existe o cantor pentecostal, uma pessoa escolhida pelo ministério para entoar no mínimo, 03 hinos junto com a igreja. Em outras, o Pastor ou seu representante entoa em coro com os membros. Existem aquelas em que grupos como mocidade ou ministério de louvor são responsáveis por esse sublime ato. Algumas igrejas utilizam instrumentos simples e cifras comuns, com violão, teclado,

bateria e guitarra. Em outras, bandas e orquestras produzem arranjos que tornam a entoação um verdadeiro espetáculo.

UMA HARPA MISSIONÁRIA Além de reforçar a espiritualidade cristã, a Harpa Cristã tem um papel indiscutível: permitir que almas se convertam ao som de seus cânticos. São milhões de testemunhos de pessoas que se converteram ao ouvir um hino da Harpa Cristã. Ao seu som, pessoas são curadas, libertas, reedificadas, restauradas. Em seus mais de 100 anos de história, a Harpa Cristã, junto com a Bíblia Sagrada, formam o manual de sucesso cristão, que conduz ao caminho da salvação.

INSPIRADA POR DEUS É incontestável a composição das canções da Harpa Cristã. Algumas canções são tão lindas, que levam milhões de pessoas a chorar só de ouvi-las. Seus autores a compuseram em momentos de lutas, perseguições e de grande tribulação. Alguns hinos exaltam a grandeza de DEUS, outros podem força espiritual. Existem aqueles compostos para exaltar ao SENHOR JESUS CRISTO. Alguns almejam o futuro, outros agradecem pelo passado. Existem hinos que até hoje, são de autoria desconhecida. Seu autor não pode ser identificado, e dizem ser estes, inspirados pelo próprio Espírito Santo. O hino 144 ( Vem à Assembléia de Deus ) é o hino oficial das Assembléias de Deus.

A HARPA CRISTÃ EM OUTRAS IGREJAS Temendo que as músicas e letras sejam corrompidas, a CPAD controla o ciclo de instituições que podem usar a Harpa Cristã. Praticamente, todas as igrejas evangélicas brasileiras de cunho pentecostal, usam direto ou indiretamente o hinário oficial das Assembléias de Deus. O Missionário R.R Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus gravou uma série de hinos em CDs, os quais usa em seus cultos junto com seus membros. A Igreja Cristã no Brasil possui um hinário que é composto somente pela música da Harpa Cristã. A igreja criou suas próprias letras. A Igreja Universal do Reino de Deus usa hinos da Harpa Cristã em suas reuniões. Existem milhares de outras denominações que aderiram ao maravilhoso composto de canções da Harpa Cristã. Mesmo sendo dona da patente, a CPAD não consegue controlar a total utilização do hinário nessas igrejas, e para isso, a empresa conta com a ajuda dos fieis e do bom sendo dessas igrejas. A empresa também não visa proibir ou cobrar a execução de hinos, visto que eles possuem cunho evangelístico.

Resalvas: Harpa Cristã Cifrada (EME Editora)

View more...

Comments

Copyright 2017 ECITYDOC Inc.